domingo, 17 de março de 2013

Nas últimas semanas as pessoas decidiram ser "engajadas" politicamente e até compartilham fotos no Facebook falando mal dos políticos, olha só?! Mas que relevante! Ainda tem aquelas que são muuuuuito mais ativas e assinam petições no Avaaz. MEU DEUS!
Os estudantes que se manifestaram pelas eleições diretas e pelo Impeachment do Collor morreriam de inveja de todo esse ativismo.
Não sei o que é pior: lotarem a minha timeline de lixo, não fazerem nada além de dar meia dúzia de cliques ou acharem que estão fazendo o suficiente e dormirem tranquilos à noite.
NÃO estou defendendo [in]Felicianos ou Calheiros da vida, mas acho que se eles geram tanta insatisfação assim, deveria gerar também consciência política para se votar melhor nas próximas eleições. Muita gente nem sabe ao certo o que eles fazem ou devem fazer lá no Congresso, muita gente não sabe nem do que se tratam as acusações, cara! 
Cass Sunstein, professor de direito em Harward e estudioso de alguns tipos de relações na internet, fez um estudo sobre como uma informação é internalizada como verdade no meio virtual a medida que mais e mais pessoas a referendam. É como se quanto mais apoio se tivesse, mais apoio se teria. Esse fenômeno é chamado de "cascata informacional". 
Nas cascatas as pessoas repetem o comportamento das demais pela influência que recebem e não pelo teor da informação que repassam.
Vejo muito disso no Facebook e acho tudo muito preocupante! A política é só mais uma das vertentes desse "cliquetivismo". Hoje as pessoas têm achado suficiente "lutar" pelos "direitos" das minorias, por justiça social, por eticidade na política apenas virtualmente e sem embasamento. 
Será que compartilhar uma foto vai ser suficiente pra gerar mudança? Eu sinceramente acho que não, mas torço por um mundo em que as pessoas usarão a internet para ter acesso à informação que vai lhes formar uma opinião sólida e embasada o suficiente para elas saberem exatamente o que fazer em relação às coisas que as incomodam.

Atéé! =D

Nenhum comentário: