Antoine Saint-Exupery disse que tu te tornas responsável por aquilo que cativas. Sua obra, 'O Pequeno Príncipe', foi escrita há mais de 60 anos e ainda consegue ser um sucesso de vendas com um público extremamente híbrido, mesclando crianças, jovens e adultos.
Não por acaso, é um dos meus livros favoritos e significa muito pra mim, de forma que consigo encontrar nele uma frase ou história aplicável a cada fase da minha vida. Atualmente, a frase que mais faz sentido pra mim é essa que eu citei aí em cima. Quando você cativa alguém, tu te tornas responsável, de forma que quaisquer atitudes que tome influenciará diretamente a vida de seu cativado.
Não se trata de fingir ser bonzinho ou dizer belas mentiras apenas pra agradar. Mas se trata de pensar direitinho antes de escolher cativar alguém, afinal, aconteça o que acontecer, tu serás o responsável por aquele sentimento.
No fim dessa história a raposa diz ao principe que quando ele a cativar ela lembrará da cor do cabelo dele ao ver os dourados campos de trigo e os passos humanos, em vez de assustá-la, a fará sair de sua toca. Com isso concluo dizendo que muitas coisas me fazem lembrar e não me deixam esquecer quem me cativou, mesmo que a gente fique um tempão longe e meu coração esteja sobressaltado por isso.
Boa noite!
3 comentários:
Trabalhei em um lugar que o meu chefe me chamava de Antoine de Saint... Era escritor o cara, acho que também gostava muito do pequeno príncipe. Lembro-me do filme, poético e sensível. E dos baobás.
O texto tá irretocável!
Os Baobás... Marca registrada da história. Como diz o autor, o desenho mais bonito que ele conseguiu fazer.
Obrigada pelo elogio ao texto.
as pessoas viajam distancias fisica, mensuraveis, também embrenham-se nas letras, imagens e sensações... O mundo dos que ”viajam" tem mais cor e sentimento e suplanta distancias pela empatia e vontade de ser.
Postar um comentário